terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Livro: Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis


Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis
Alexandre Alcantara da Silva3ª - Editora Atlas - 2012Site do autorSite do Livro

SINOPSE

Este livro oferece como novidade aos interessados no estudo da Análise das Demonstrações Contábeis uma seqüência lógica e abrangente para o estudo da disciplina.

A Parte I apresenta os aspectos conceituais e históricos sobre a Análise das Demonstrações Contábeis, sua importância e limitações, os Princípios Fundamentais da Contabilidade e a estrutura das Demonstrações Contábeis no Brasil. São abordadas as demonstrações obrigatórias e não obrigatórias e a divulgação de informações complementares, à vista da legislação societária e normas do CFC, CVM e IBRACON.

A Parte II estuda as etapas do processo de Análise das Demonstrações Contábeis, iniciando com os conceitos de padronização, consolidação e qualidade das demonstrações contábeis, para em seguida apresentar as etapas a serem seguidas, oferecendo importantes sugestões quanto ao uso de ferramentas eletrônicas e da Internet como suporte ao analista. Inclui ainda as principais metodologias utilizadas na Análise das Demonstrações Contábeis.

Cada uma das principais técnicas de Análise de Demonstrações Contábeis é detalhada na Parte III. O livro é inovador no sentido de evitar inclusão de muitos exemplos ao longo do texto, pois a proposta é mostrar ao leitor, a partir da teoria apresentada, como construir sua própria análise, seguindo os roteiros constantes na quarta e última parte da obra.

APLICAÇÃO
Livro-texto para a disciplina ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas de ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Indicada para programas de atualização e reciclagem profissional e de referência para  cursos de pós-graduação, concursos públicos  e de preparação para o Exame do Suficiência do CFC.