quinta-feira, 4 de julho de 2013

SC: Determinada prisão de dois sonegadores em Joinville

Ação do MPSC começou com o minucioso trabalho de fiscalização realizado por auditores fiscais da SEF, que descobriram a sonegação praticada pelos empresários

O Ministério Público de Santa Catarina determinou a prisão de dois sonegadores, uma ação que começou com o minucioso e exaustivo trabalho de fiscalização realizado por auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda, que descobriram a sonegação praticada pelos empresários. Eles foram condenados, em ação penal ajuizada pela Promotoria de Justiça Regional da Ordem Tributária de Joinville, à pena de quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto cada um pela sonegação de cerca de R$ 100 mil, em valores atualizados.

A condenação ocorreu em segunda instância, em apelação do Promotor de Justiça Assis Marciel Kretzer contra decisão de primeiro grau, que havia absolvido os réus do crime de sonegação fiscal sob o fundamento de falta de provas.

O relator da apelação no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, considerou que ficaram evidenciados o dolo dos sonegadores e o prejuízo causado à Fazenda Pública Estadual e reformou a decisão de primeiro grau, determinando a prisão dos sonegadores.

Na ação, o Promotor de Justiça relata que, entre 2003 e 2005, Vitor Manuel Augusto Caiado e Hilário Paulo Horst - gerentes administradores da empresa Sofix Indústria de Fixadores - inseriram elementos inexatos em livro exigido pela lei fiscal, consignando como créditos de ICMS aquisições de materiais de uso e consumo do estabelecimento, conduta vedada por lei complementar.

Transitada em julgado a decisão condenatória, a expedição dos mandados de prisão contra os dois réus foi determinada pelo Juiz João Marcos Buch, da 3ª Vara Criminal de Joinville. Vitor Caiado encontra-se recolhido na Penitenciária Industrial de Joinville desde segunda-feira (1/7), enquanto Hilário Horst está foragido.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Edição:  ASCOM/SEF Santa Catarina
http://www.sef.sc.gov.br/noticias/determinada-pris%C3%A3o-de-dois-sonegadores-em-joinville